30 maio 2010

DOMINGO DA SANTISSIMA TRINDADE


Evangelho segundo S. João 16,12-15.

Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.


O Amor Trinitário que respeita a nossa personalidade na especificidade de cada um dos criados, únicos e irrepetíveis,mantendo-nos em ligação nas nossas diferenças como o laço que une a Trindade Santíssima num só DEus ,em manifestações distintas.

23 maio 2010

Domingo de Pentecostes



Evangelho segundo S. João 20,19-23. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

As mulheres e entre elas Maria Santissima também receberam o sopro do Espírito.

(Actos dos Apóstolos 1,14)

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.

09 maio 2010

6º Domingo da Páscoa



Evangelho segundo S. João 14,23-29.

Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou». «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.



A morada dos Três em nós e a nossa nos Três,de que fala Isabel da Trindade.

E é esse Deus único que se nos apresenta tão rico de densidade ,que se encarna em nós no Verbo,que nos consola no Espírito,que nos ama como Pai e que nos fará chegar à semelhança DELE ,de que já somos a IMAGEM.

Assim abramos o nosso coração para O receber.

02 maio 2010

V Domingo de Páscoa


Evangelho segundo S. João 13,31-33.34-35.

Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.» «Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós. Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.»

Depois que Judas saíu um vento gélido deve ter percorrido aquela sala onde ,ardentemente, Jesus quisera comer a Páscoa com os discípulos.

Era chegada a hora em que não mais estaria, humanamente, com eles.

Então deixou o Amor como o traço de união entre Ele e eles-nós...entre eles,entre nós.

Um amor mais lato,mais profundo do que o estabelecido no Levitico.

Amar com Ele amou ...para além das nossas simpatias,das nossas conveniências,dos nossos interesses faz a irradiação do cristão,para que o mundo creia,como na igreja nascente:"vêde como eles se amam".