09 dezembro 2007

suscitar destas pedras...



Evangelho segundo S. Mateus 3,1-12. Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João trazia um traje de pêlos de camelo e um cinto de couro à volta da cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Iam ter com ele os de Jerusalém, os de toda a Judeia e os da região do Jordão, e eram por ele baptizados no Jordão, confessando os seus pecados. Vendo, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de conversão e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: 'Temos por pai a Abraão!’ Pois, digo-vos: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos mover à conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e não sou digno de lhe descalçar as sandálias. Ele há-de baptizar vos no Espírito Santo e no fogo. Tem na sua mão a pá de joeirar; limpará a sua eira e recolherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo inextinguível.»



O precursor vinha a preparar o caminho para Jesus.Simples e desprovido de aparência não tem muitas contemplações para os grandes senhores do templo quando também o procuram invocando os seus titulos,rituais de expiação e pregações eloquentes.

Nada disso era importante para Deus.Pois q até de uma pedra podia fazer o que quizesse.Mas à liberdade do homem Ele pedia sim que houvesse frutos.

O machado estava posto à raiz das árvores da nossa arrogância,auto-suficiência e egoismo.

O lobo poderá conviver com o cordeiro, se não deixarmos de fazer por isso.

Sem comentários: