01 abril 2006

...muito fruto



Evangelho segundo S. João 12,20-33. Entre os que tinham subido a Jerusalém à Festa para a adoração, havia alguns gregos. Estes foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediam-lhe: «Senhor, nós queremos ver Jesus!» Filipe foi dizer isto a André; André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de Eu dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» Jesus respondeu: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. E Eu, quando for erguido da terra, atrairei todos a mim.» Dizia isto dando a entender de que espécie de morte havia de morrer.

O grão de trigo para dar fruto tem que morrer...de morte sangrenta na cruz,nas arenas de Roma ,na mira de uma espingarda ou de morte continuada ,por renúncias sucessivas,em dias cinzentos de rotina . Parece paradoxal ,como programa de vida a adoptar, se Jesus nos anuncia uma vida em abundância e uma alegria completa.

O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. (Jo 10,10) Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. (Jo 15,11)


Mas Jesus habituou-nos às contradições desde que quiz passar pelo ventre de mulher,absolutamente inerme e sem defesas.Ele o Criador,o Todo Poderoso,o Deus forte,Adonai,Princípe da Paz,como referia Isaías. Não nos tinha já avisado Simeão.

34. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições.Lucas 2

Talvez a resposta seja que é esta a unica Fé em que Deus procura o homem e o acompanha em todos os momentos de dor a que a humana condição o sujeita,em que Deus serve o seu povo,em que o liberta de cultos e rituais asfixiantes,que tem sede da sua própria criatura acolhendo quem Dele se aproxima vindo de todas as latitudes ou vivências.

A única Fé,que para celebrar o Amor,reverte o fracasso em vitória,transforma a morte em vida eterna para aqueles que se oferecem em serviço ,no obscuro de uma vida entregue,seguindo o Mestre na sua forma misteriosa de celebração