Evangelho segundo S. Marcos 2,1-12. Dias depois, tendo Jesus voltado a Cafarnaúm, ouviu-se dizer que estava em casa. Juntou-se tanta gente que nem mesmo à volta da porta havia lugar, e anunciava-lhes a Palavra. Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico. Vendo Jesus a fé daqueles homens, disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados.» Ora estavam lá sentados alguns doutores da Lei que discorriam em seus corações: «Porque fala este assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão Deus?» Jesus percebeu logo, em seu íntimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: 'Levanta-te, pega no teu catre e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, Eu te ordeno disse ao paralítico: levanta-te, pega no teu catre e vai para tua casa.» Ele levantou-se e, pegando logo no catre, saiu à vista de todos, de modo que todos se maravilhavam e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim!»
.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.º.
Ele falava assim porque a Sua infinita misericórdia alcança os filhos dos homens na sua totalidade.
Como Deus Ele pode curar alma e corpo,como homem Ele sabe até que ponto sofremos na carne e na alma a nossa humana fragilidade.
QUANTO PRECISAMOS QUE ELE NOS ENVOLVA NO SEU ABRAÇO ACONCHEGANTE-
23 fevereiro 2009
VII Domingo do Tempo Comum
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) segunda-feira, fevereiro 23, 2009 0 comentários
15 fevereiro 2009
VI Domingo do Tempo Comum
Evangelho segundo S. Marcos 1,40-45.
Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. E logo o despediu, dizendo-lhe em tom severo: «Livra-te de falar disto a alguém; vai, antes, mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho.» Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido, a ponto de Jesus não poder entrar abertamente numa cidade; ficava fora, em lugares despovoados. E de todas as partes iam ter com Ele.
Tecidos de ternura,suavidade,acolhimento,compaixão eram os gestos,os olhares de Jesus. E de tal maneira que um homem proscrito da cidade,que devia afastar toda a gente pelo seu aspecto forçosamente repelente,fazendo anunciar a sua passagem por um som de campainha esquece todas as ordens do Levitico para se lançar aos pés deste Homem.
E nós? E nós?
Que fazemos com os proscritos das cidades?
Os que moram em lugares despovoados sem abrigo de um cuidado,de um afecto,de uma ajuda?
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, fevereiro 15, 2009 0 comentários
08 fevereiro 2009
5º Domingo do Tempo Comum
.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.
oração.anúncio e entrega aos outros...os três polos que o CAMINHO (Jesus)nos deixou para fazer Nele,com Ele,por Ele
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, fevereiro 08, 2009 0 comentários
01 fevereiro 2009
IV Domingo do tempo comum
(Cafarnaum - sinagoga)
Evangelho segundo S. Marcos 1,21-28.
Entraram em Cafarnaúm. Chegado o sábado, veio à sinagoga e começou a ensinar. E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei. Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar: «Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.» Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.» Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito. Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!» E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
Ensino com autoridade que expulsa os nossos demónios particulares e nos sustenta a caminhada,em humanidade transfigurada,para a unidade com Quem nos criou.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, fevereiro 01, 2009 0 comentários