16 janeiro 2006

A lei levada à perfeição...


EVANGELHO Mc 1, 1-8 «Endireitai os caminhos do Senhor» Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías:«Vou enviar à tua frente o meu mensageiro,que preparará o teu caminho.Uma voz clama no deserto:‘Preparai o caminho do Senhor,endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados.Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão,confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo,com um cinto de cabedal em volta dos rins,e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia:«Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu,diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água,mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».

O cuidado colocado pelo Evangelista em descrever o vestuário e alimentação de João...leva-nos a crer o desejo de acentuar o caracter marcadamente ascético do Precursor...provavelmente pertencente aos monges essénicos de Qmran e acentuando como motus forte da sua pregação as mortificações e os sacrifícios...no entanto totalmente aberto ao que estava para vir...mesmo que diferente da sua ancestral tradição!

Com Jesus essa vertente sacrificial e ascética desloca-se para a expansão do Reino. ("A lei e os profetas duraram até João. Desde então é anunciado o Reino de Deus, e cada um faz violência para aí entrar". Lc 16,16) com base em misericórdia e plenitude do Amor.. Amor mais exigente que o pedido no Levitico ,("Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti%

Sem comentários: