06 março 2006

O Reino e a cidade dos homens




Evangelho segundo S. Marcos
1,12-15. Em seguida, o Espírito impeliu-o para o deserto. E ficou no deserto
quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos
serviam-no. Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e
proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus
está próximo: arrependei-vos e acreditai na Boa Nova.
Assaltam-nos diáriamente mensagens com cenários apocalipticos,avisos e visões que anunciam o fim dos tempos. Jesus inicia a sua pregação com o anúncio do Reino…151 vezes o Reino é citado no Novo Testamento,o que mostra a sua importância.

A urgência do reino parece já não interessar as pessoas absorvidas com as profecias de fim do mundo. mas não nos é permitido adoptar uma espécie de dormição piedosa como se o Reino de um sonho impossivel se tratasse e acomodar-mo-nos a uma vivência pessoal e solitária de Deus em desistência de uma transformação comugante do mundo e da sociedade em que estamos imersos ,como um fermento actuante e vivo.

Jesus não faz de Si,mas do Reino o objectivo a alcançar que é também o nosso urgente e imediato objectivo. Quanto ao dia e a hora...não fiquemos estarrecidos e imobilizados...nada sabemos ...só o Pai...até lá sejamos vigilantes e serenos...construindo o Reino .

Mas o que é o Reino? Como está entre nós e ao mesmo tempo o pedimos em oração?

O Reino está em gestação na história, mas a sua plenitude está para lá da história. No Pai-Nosso, Jesus ensina os discípulos a pedirem ao Pai a vinda do Reino (Mt 6, 10; Lc 11, 2). Mas como presente na história dos filhos dos homens significa busca constante.
Mt 6,33 - Buscai em primeiro
lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em
acréscimo.
Apesar de que sempre vamos encontrar as tentações de Jesus...confundir o Reino de Deus com os da terra...confusão dos contemporâneos de Jesus e nossa também.

Porquê a necessidade de termos a basilica maior e mais sumptuosa,os cerimoniais mais requintados e impressionantes,os objectos e paramentos de culto mais recamados de ouro e pedrarias? De nos queremos evidenciar ...numa autosuficiência de orgulho ?De não ouvir ou acolher o outro? Sim,muito nos é difícil buscar ao Reino de Deus como Jesus nos ensina...

Um Reino em que o serviço,a modéstia,a humildade ,o amor são as joias encastoadas mais preciosas e caras ao Rei mas muito mais difíceis de oferecer .

Sem comentários: