30 dezembro 2007

os que atentavam contra a vida do Menino


Evangelho segundo S. Mateus 2,13-15.19-23.

Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.»
E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto,
permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho.
Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto,
e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino
Levantando-se, ele tomou o menino e sua mãe e voltou para a terra de Israel.
Porém, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou se para a região da Galileia
e foi morar numa cidade chamada Nazaré; assim se cumpriu o que foi anunciado pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.


Hoje celebra-se a família...uma família que como a de Nazaré vive no medo...eriçada de espinhos...umas vezes cercada por altas muralhas para proteger a sua riqueza...outras perseguida,exilada ,desprotegida.




  • Crianças desprezadas,
  • poluídas,
  • abusadas,
  • abandonadas,
  • utilizadas,
  • eudeusadas...

Continuam a atentar contra a vida do Menino.

29 dezembro 2007

os 10 mandamentos na lingua do Senhor

23 dezembro 2007

andando ele a pensar nisto

Evangelho segundo S. Mateus 1,18-24. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.

O fiat de José não ficou atrás do de Maria..a sua confiança ,a sua entrega no escuro.Maria teve um Anjo a dar-lhe a noticia ,José apenas um sonho.

O seu pensar,a sua inquietação,a interrogação aproxima-nos da sua humanidade,bem como nos comove a sua extrema delicadeza e cuidado para evitar o apedrejamento de sua esposa,pelas duras leis do Levitico.

16 dezembro 2007

Ide contar a João...


  • Evangelho segundo S. Mateus 11,2-11. Ora João, que estava no cárcere,

tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos com esta pergunta: «És Tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-Nova é anunciada aos pobres. E bem aventurado aquele que não encontra em mim ocasião de escândalo.» Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, Eu vo-lo digo, e mais que um profeta. É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho. Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.
  • Ide contar a João...Ide contar a todos que é possivel buscar o que está perdido,consertar o que está destruido,curar o que está enfermo,chamar o que está longe...

  • Basta que percorramos os Seus caminhos,que não procuremos o luxo e a grandeza,a altivez e a arrogância...mas que no Amor saibamos viver e entregar as maravilhas que Ele delegou em nós se como Ele,o Senhor de tudo, procurarmos o serviço e não o poder.

09 dezembro 2007

suscitar destas pedras...



Evangelho segundo S. Mateus 3,1-12. Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João trazia um traje de pêlos de camelo e um cinto de couro à volta da cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Iam ter com ele os de Jerusalém, os de toda a Judeia e os da região do Jordão, e eram por ele baptizados no Jordão, confessando os seus pecados. Vendo, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de conversão e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: 'Temos por pai a Abraão!’ Pois, digo-vos: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos mover à conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu e não sou digno de lhe descalçar as sandálias. Ele há-de baptizar vos no Espírito Santo e no fogo. Tem na sua mão a pá de joeirar; limpará a sua eira e recolherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo inextinguível.»



O precursor vinha a preparar o caminho para Jesus.Simples e desprovido de aparência não tem muitas contemplações para os grandes senhores do templo quando também o procuram invocando os seus titulos,rituais de expiação e pregações eloquentes.

Nada disso era importante para Deus.Pois q até de uma pedra podia fazer o que quizesse.Mas à liberdade do homem Ele pedia sim que houvesse frutos.

O machado estava posto à raiz das árvores da nossa arrogância,auto-suficiência e egoismo.

O lobo poderá conviver com o cordeiro, se não deixarmos de fazer por isso.

01 dezembro 2007

Ficai sabendo isto...

Evangelho segundo S. Mateus 24,37-44. Como foi nos dias de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comia-se, bebia-se, os homens casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca; e não deram por nada até chegar o dilúvio, que a todos arrastou. Assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, estarão dois homens no campo: um será levado e outro deixado; duas mulheres estarão a moer no mesmo moinho: uma será levada e outra deixada. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»

Oh ,Mãe mostra-nos ,no fim da caminhada o teu Filho mas como o desejo supremo das nossas vidas...como a mais esperada das visitas,a plena satisfação de todas as promessas.


Et Jesum, benedictum fructum ventris tui, nobis post hoc exsilium, ostende

Que farás tu, meu Deus, se eu perecer?

Que farás tu, meu Deus, se eu perecer?
Eu sou o teu vaso - e se me quebro?
Eu sou tua água - e se apodreço?
Sou tua roupa e teu trabalho
Comigo perdes tu o teu sentido.

Depois de mim não terás um lugar
Onde as palavras ardentes te saúdem.
Dos teus pés cansados cairão
As sandálias que sou.
Perderás tua ampla túnica.
Teu olhar que em minhas pálpebras,
Como num travesseiro,
Ardentemente recebo,
Virá me procurar por largo tempo
E se deitará, na hora do crepúsculo,
No duro chão de pedra.

Que farás tu, meu Deus? O medo me domina.

Rainier Maria Rilke

(Tradução: Paulo Plínio Abreu)