17 fevereiro 2008

Jesus -passagem para o Pai



Evangelho segundo S. Mateus 17,1-9. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.» Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém. Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»

Jesus mesmo resplandecente ,mesmo a falar com os dois profetas não os intimidou.Antes pelo contrário experimentavam uma sensação de bem estar insuperável,que Pedro queria manter construindo 3 tendas.

Mas ficaram muito assustados quando a voz do Pai se fez ouvir e só o toque e as palavras de Jesus os sossegaram.

Sempre Jesus,que foi humano como nós, é ponto de passagem para o Totalmente Outro, que nos ensinou a chamar de Abba,Paizinho, mas cujas manifestações de magnificência e glória estarrecem o nosso frágil barro.

Sem comentários: