Evangelho segundo S. João 14,15-21.
«Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos, e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós é que o conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós.» «Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós! Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver. Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós. Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.»
Porque é que Jesus toma tanto cuidado connosco? Sim,sem Ele ficariamos orfãos,pois nem sabiamos como ir ao Pai,como falar-lhe dessa nossa maneira desajeitada,como senti-lO próximo e maternal,como esperar abraça-lO.
Os actos dos Apóstolos dão a resposta:
"Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça..". (At 17,28)
Jesus considera-nos seus irmãos,da mesma raça de Deus,mas conhece tudo o que é fragil e fraco em nós,sustenta as nossas caminhadas titubeantes para o Pai,alimenta as nossas sedes,faz-nos perdoar e sermos perdoados,transforma em luz as nossas trevas.
Apelou ao Pai,por nós...e o Espírito desceu para que estejamos sempre Nele,com Ele,nos silêncios e abandonos,na luta contra os nossos egoismos e petulância,na prática do mandamento do Amor,de onde decorrem todos os outros...
25 abril 2008
Eu apelarei ao Pai...não vos deixarei orfãos
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14
Maria-Portugal
à(s)
sexta-feira, abril 25, 2008
1 comentários
17 abril 2008
Há tanto tempo que estou convosco...
Evangelho segundo S. João 14,1-12.
Há dois mil anos que estás connosco e ainda, ainda não Te conhecemos,mesmo nós que nos chamamos de cristãos.
Ainda continuamos ligados aos valores do mundo para medir,da base ao topo,a realeza,a glória,a presença do Pai!
Assim, ainda não cremos o suficiente para fazermos obras maiores.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14
Maria-Portugal
à(s)
quinta-feira, abril 17, 2008
0
comentários
10 abril 2008
...chama as ovelhas uma a uma pelos seus nomes
Evangelho segundo S. João 10,1-10. «Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
UMa a uma chama as ovelhas pelo nome...para lhe dar passagem...para lhes fornecer pasto em que mais não tenham fome nem sede a não ser de mais fome e sede...
Cada um de nós somos conhecidos por Cristo...como não O conhecer a Ele? Como não passarmos pela passagem que Ele nos abre para entrarmos jardim da Ressurreição dentro,onde todas as esperanças serão realizadas,as promessas cumpridas...o Amor vivido em dias sem ocaso.
Mas não é facil reconhecer a voz do verdadeiro Pastor...uns entram pelo lado e as ovelhas não percebem..ou estão ensurdecidas pelos ruidos envolventes e perdem-se,perdem a Vida,a vida em abundância.
Todos somos chamados a ser ovelhas e pastores...pastores dos que fazem ouvir aos rebanhos e nas várias pastagens a voz do PASTOR divino por mais barulho que haja à volta. Ovelhas porque temos extrema necessidade de O seguir a cada instante para não nos perdermos da Única causa do nosso testemunho.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14
Maria-Portugal
à(s)
quinta-feira, abril 10, 2008
0
comentários
03 abril 2008
...Ele vivia
| |||
Vivia....Vive o companheiro de caminhada.Tristes,desanimados,desiludidos que andamos faz a estrada connosco para O ouvirmos soprar aos nossos corações:"Não tenham medo...eu estou aqui!" Um calor reconfortante,terno,tranquilizador vai passar e aquecer os cantos frios e sombrios, onde nos sentimos tão perdidos e amargurados ,se na Palavra formos encontrando a oração contínua, que nos leva ao amparo do amor paternal de Deus. Filhos somos a todo o tempo e a todo o tempo temos que abrir os olhos para O reconhecermos e amarmos na fracção do Pão,que ganha todo o seu sentido como alimento do viandante, se o Pão da Palavra já for entendido também como alimento das nossas vidas. |
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14
Maria-Portugal
à(s)
quinta-feira, abril 03, 2008
0
comentários