25 abril 2008

Eu apelarei ao Pai...não vos deixarei orfãos

Evangelho segundo S. João 14,15-21.
«Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos, e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós é que o conheceis, porque permanece junto de vós, e está em vós.» «Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós! Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver. Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós. Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.»


Porque é que Jesus toma tanto cuidado connosco? Sim,sem Ele ficariamos orfãos,pois nem sabiamos como ir ao Pai,como falar-lhe dessa nossa maneira desajeitada,como senti-lO próximo e maternal,como esperar abraça-lO.


Os actos dos Apóstolos dão a resposta:

"Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça..". (At 17,28)

Jesus considera-nos seus irmãos,da mesma raça de Deus,mas conhece tudo o que é fragil e fraco em nós,sustenta as nossas caminhadas titubeantes para o Pai,alimenta as nossas sedes,faz-nos perdoar e sermos perdoados,transforma em luz as nossas trevas.

Apelou ao Pai,por nós...e o Espírito desceu para que estejamos sempre Nele,com Ele,nos silêncios e abandonos,na luta contra os nossos egoismos e petulância,na prática do mandamento do Amor,de onde decorrem todos os outros...

1 comentário:

Rui Melgão disse...

Muitas vezes caminhamos cegos, em busca da luz, que o Espirito Santo consiga sempre um cantinho em nós onde possa brilhar...