15 março 2009

III DOMINGO DA QUARESMA

imagem da net
Evangelho segundo S. João 2,13-25.

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.» Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora. Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido. Enquanto Ele estava em Jerusalém, durante as festas da Páscoa, muitos creram nele ao verem os sinais miraculosos que realizava. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que ninguém o elucidasse acerca das pessoas, pois sabia o que havia dentro delas.


,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-
O II templo de Jerusalém estava dividido em espaços de oração e prática sacrificial  onde era interdito entrar sob pena de morte a quem não fosse do grupo autorizado.

Espaço para os homens,espaço para as mulheres,espaço para os sacerdotes e sacrifícios e o Santo dos Santos apenas para o Sumo Sacedote. O grande átrio exterior era o átrio dos gentios onde oravam os não judeus, que haviam subido a Jerusalém para o fazer.

Esse espaço de graças e bençãos fora transformado em zona de comércio onde se adquiriam as divisas  para a compra dos animais para os sacrifícios,certamente no meio de algazarras,discussões,balidos e mugidos que indignaram Jesus pelo desrespeito a Deus e aos que ali estavam para orarem.

Depois falou ainda Jesus do templo do seu corpo.Corpo que partilhamos fazendo parte do corpo místico de Cristo.


E nós? Respeitamos sempre os nossos espaços de oração comunitária?Respeitamos o templo que nós somos?Respeitamos o templo que os outros são?

Sem comentários: