Evangelho segundo S. Lucas 24,35-48.
E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles. Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.
:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^:^
Tocai-me -diz o Senhor.
E na Eucaristia O recebemos na mão,berço animado,como o regaço de Maria.
E tocamos com os dedos o corpo ressuscitado, com as chagas que transportam a nossa transfiguração ,para comungarmos a força de nos convertermos totalmente a Ele.
E O partilhamos tocando os outros com a nossa fragilidade de barro que transporta um tesouro.
26 abril 2009
III Domingo depois da Páscoa - tocai-me
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, abril 26, 2009 0 comentários
19 abril 2009
2º Domingo da Páscoa - Divina Misericórdia
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.» Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto». Muitos outros sinais miraculosos realizou ainda Jesus, na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, acreditando, terdes a vida nele.
Estavam fechados os apóstolos naquele primeiro dia da semana.Entrincheirados no que pensavam ser uma fortaleza de protecção contra a sociedade exterior.
Mas Jesus rompe esse isolamento e envia-os ao mundo.
Os homens,hoje mais do que nunca, precisam meter a mão no lado,sentir as chagas.
Conhecer aquele amor louco que se entregou por eles.Experimentar ,nos dias escuros , a divina misericórdia que os envolve para poderem bradar "MEU SENHOR E MEU DEUS".
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, abril 19, 2009 0 comentários
12 abril 2009
Domingo da Ressurreição do Senhor
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, abril 12, 2009 0 comentários
05 abril 2009
Domingo da Paixão do Senhor
<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<~<<~<~<~< 8«O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
e, aos cegos, a recuperação da vista;
a mandar em liberdade os oprimidos,
19a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»Lucas 4
O programa de Jesus foi cumprido na sua totalidade.
Curou,libertou,restituiu a vida,sanou a mente,alimentou,deu de novo movimento aos membros,fez ouvir e falar,abriu os olhos,acarinhou,abençoou,ensinou.
Uma passagem em que apenas o bem foi a sua forma de viver.
Mas os mesmos que O seguiam agradeciam,procuravam,vitoriavam são esses que pedem a sua morte.
Porque havemos de ser assim? Nunca entender de que lado está Quem verdadeiramente nos ama?
O filho do homem,o filho de Deus nunca teve mais nenhum lado que não fosse o nosso.
Mas nós que somos da raça de Deus (actos dos apóstolos 17,29),porque O negamos tantas vezes?
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, abril 05, 2009 0 comentários