12 abril 2009

Domingo da Ressurreição do Senhor

(Rembrandt)

Evangelho segundo S. João 20,1-9.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.



Encontramos as mulheres aos pés de Jesus, tantas vezes ,nos relatos dos Evangelhos.Encontramo-las também, quase em exclusividade, aos pés de Jesus, no Calvário.

Por essa fidelidade é às mulheres que é dado serem as primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado...é a uma mulher que o Ressuscitado entrega a missão de O anunciar aos outros discípulos.Ela é a mensageira como o fora também a samaritana.

À importância que Jesus dá às mulheres, num mundo estritamente patriarcal ,pode-se reflectir ,nas ondas sucessivas, em que o seu estatuto de pessoas com parte inteira vai emergindo, pouco a pouco, desde então,apesar de todas as entorses sofridas no andar dos séculos.

Hoje mesmo são, na sua maioria, as mulheres que continuam aos pés de Jesus .

Menos submetidas à lógica nefasta do poder o seu coração está mais pronto em O receber e partilhar.



Sem comentários: