20 junho 2010

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM


Evangelho segundo S. Lucas 9,18-24.

Um dia, quando orava em particular, estando com Ele apenas os discípulos, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» Responderam-lhe: «João Baptista; outros, Elias; outros, um dos antigos profetas ressuscitado.» Disse-lhes Ele: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «O Messias de Deus.» Ele proibiu-lhes formalmente de o dizerem fosse a quem fosse; e acrescentou: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.» Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me. Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê la; mas, quem perder a sua vida por minha causa há-de salvá-la.

Como Jesus cortou cerce os entusiasmos triunfalistas de Pedro,ainda de olhos brilhantes com a multiplicação dos pães e a extrema facilidade de caminhar nas águas...para expor a Verdade era necessário entrar em conflito e conflito sangrento com os importantes decisores da Lei.

Assim o explicou aos discipulos e depois a todos como ser servo da comunhão,anunciador do Reino.

Sem comentários: