11 março 2007

Pensais vós...


2. Jesus toma a palavra e pergunta-lhes: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?3. Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.4. Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?5. Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.(Lc 13)

Ontem como hoje há uma convicção profunda nas pessoas que enquanto os acontecimentos nefastos acontecem aos outros,não temos que nos preocupar,passemos indiferentes e participantes na destruição,porque não nos afecta....

Na perspectiva do aquecimento global quem diminui o gasto de água,quais as autarquias que na licença de construção incluem o uso obrigatório de painel solar,quem não protesta quando lhe pedem que use os transportes públicos em vez do seu automóvel?

Quem pensa e sente que a vaga de emigração dos países africanos não é apenas o refluxo daqueles que foram vítimas e continuam a ser dos predadores das matérias primas ?

Quem reconhece os outros como pessoas ,em toda a sua dignidade e não como objectos de produção ou de prazer?

Erguemos barreiras de defesa,encerramo-nos em condominios com ponte levadiça,multiplicamos os guardas e seguranças tranquilizamo-nos pensando que está longe,que acontece aos outros ou remetemo-nos para fatalismos adormecentes de que nada podemos fazer .

Ontem como hoje Jesus diz-nos como estamos profundamente errados em não vivermos a salvação,que nos é concedida.

O tempo é transitório como nós.É nele que temos que nos mudar,que temos que ser solidários,que temos que viver os problemas dos outros e fazermos o que nos é possivel para soldar as roturas do tecido planetário ou humano.

O mundo precisa de causas,precisa de entregas,precisa de actos solidários em permanência ,porque a queda da torre de Siloé não é só problema dos que ficaram debaixo.

2 comentários:

Dulce disse...

"Não perguntes por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti."

Anónimo disse...

Passei aqui para deixar um abraço e agradecer pelo alto nivel da conversa... Deus abençoe!