07 setembro 2007

Uma torre...


Evangelho segundo S. Lucas 14,25-33.


Seguiam com ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.' Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.»



Será que não queremos fazer da nossa vida espiritual uma torre muito alta...em que sejamos os mais sabedores,os mais doutrinários,os que rezam melhor,os que têm o procedimento mais correcto,mais próximo de Deus...


E enquanto andamos entretidos em deitar os alicerces do nosso orgulho,da nossa aparente tolerância,do nosso eudeusamento pessoal como seguros da vontade do Pai e da certeza que o nosso procedimento lhe está conforme, tudo vai bem.


Mas de repente ,um dia,uma hora verificamos que não conseguimos concluir a torre...não juntámos os capitais celestes necessários para que ela pudesse subir à altura de nos tornarmos discipulos de Cristo,porque nos procurámos mais a nós próprios do que a Ele.


Sem comentários: