02 setembro 2007

todos o observavam

Evangelho segundo S. Lucas 14,1.7-14. Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam. Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: 'Cede o teu lugar a este.' Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: 'Amigo, vem mais para cima.' Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.» Disse, depois, a quem o tinha convidado: «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem os teus vizinhos ricos; não vão eles também convidar-te, por sua vez, e assim retribuir-te. Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E serás feliz por eles não terem com que te retribuir; ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos


Jesus continuava em teste.Todos o observavam.

Os principais ,os notáveis,os grandes da cidade haviam-no convidado para uma refeição.

Certamente,não porque estivessem muito interessados na Sua companhia.


Eles sabiam ,que não deixava pedra sobre pedra,sempre que a injustiça,a descriminação,o desprezo,a sobranceria ou a arrogância fossem a forma de viver o culto.

Talvez pensassem que na cadeia de favores,comprassem o seu silêncio com um convite para uma refeição cara e cheia de requintes para quem comia com maltrapilhos,publicanos e pecadores.

Ou que o filho do carpinteiro e da jovem e humilde Maria ficasse absolutamente dominado por tanto luxo ,tanta riqueza,pela ostentação do poder,deslumbrado com a consideração do convite,com a distinção e prestigio que adviriam de ter lugar junto de tão importante anfitrião.

Mais uma vez se enganaram e de que maneira....!

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos o observavam e pensavam para eles próprios mas que Fora-da-lei será este que nos tolda a visão?...rsr
Santo Domingo