30 agosto 2008

XXII Domingo - e sofrer muito...

,
Evangelho segundo S. Mateus 16,21-27. 

A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. 
Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» 
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» 
Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 
Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. 
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? 
Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. 


                                                                                    ***

Uma hora Jesus elogia e chama  Pedro a formar a Sua Igreja,dando-lhe poderes delegados para receber e governar os filhos do Pai.

Mas outra hora chama-lhe a atenção e repreende-o duramente quando Pedro confunde o que é de Deus com o que é do mundo.Quando quer assimilar aos sucessos ,dominios  e poderes do mundo a mensagem de Jesus.

Sempre, através dos tempos, o ganhar o mundo, perdendo a Vida (EU SOU A VIDA) foi uma tentação  forte da Igreja.


Sem comentários: