28 setembro 2008

XXVI Domingo - caminho da justiça


Evangelho segundo S. Mateus 21,28-32. «Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: 'Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: 'Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»

Dizer sim,com o ar untuoso e subserviente dos habitualmente correctos não chega,porque não estando presentes o coração e a vontade  nada acontece para que o Evangelho se cumpra.

O coração dos pecadores ,pronto  ao arrependimento,aos sinais de justiça que João Baptista e Jesus Cristo evidenciaram , abre-se  à graça,para responder com mudança de vida, com actos de solidariedade concretos ,à vontade do Pai.


Sem comentários: