Evangelho segundo S. João 15,26-27.16,12-15. «Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.» «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.»
Vinde, ó santo Espírito,
vinde, Amor ardente,
acendei na terra vossa
luz fulgente.
Vinde, Pai dos pobres:
na dor e aflições,
vinde encher de gozo
os nossos corações.
Benfeitor supremo
em todo o momento,
habitando em nós sois
o nosso alento.
Descanso na luta
e na paz encanto,
no calor sois brisa,
conforto no pranto.
Luz de santidade,
que no Céu ardeis,
abrasai as almas
dos vossos fiéis.
Sem a vossa força
e favor clemente,
nada há no homem
que seja inocente.
Lavai nossas manchas,
a aridez regai,
sarai os enfermos
e a todos salvai.
Abrandai durezas
para os caminhantes,
animai os tristes,
guiai os errantes.
Vossos sete dons
concedei à alma
do que em Vós confia:
Virtude na vida,
amparo na morte.
ººººººººººººººººººººººº
"Sem o Espírito Santo, Deus fica longe, Cristo permanece no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é um poder, a missão é propaganda, o culto uma velharia, e o agir moral um agir de escravos.
Mas, no Espírito, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, Cristo ressuscitado torna-se presente, o Evangelho faz-se poder e Vida, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade transforma-se em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, o agir humano é deificado.”
Atenágoras
31 maio 2009
Domingo de Pentecostes
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, maio 31, 2009 0 comentários
24 maio 2009
VI Domingo depois da Páscoa
Evangelho segundo S. Marcos 16,15-20.
E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.
O SEnhor cooperava com eles....sinais de ágape,de cura,de compreensão, de compaixão e tolerância...assim o AUSENTE continua PRESENTE até que seja TUDO em TODOS.
(pintura de James Tissot)
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, maio 24, 2009 0 comentários
19 maio 2009
V Domingo da Páscoa
Evangelho segundo S. João 15,9-17.
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei- -vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»
Darmos fruto e fruto que permaneça só e apenas na completa filiação amorosa de Deus que fortalece a caminhada em Jesus,nosso caminho,nossa Vida,nossa Alegria.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) terça-feira, maio 19, 2009 0 comentários
10 maio 2009
V Domingo do Tempo Pascal
Evangelho – João 15, 1 - 8 1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-,-
Muitas vezes nas Escrituras foi nomeada a vinha de Israel.
Mas agora Cristo era Ele mesmo a vinha,vinha em que a Sua seiva vivificante corre nas vides daqueles que a Ele estão unidos para que nasçam os frutos .
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, maio 10, 2009 0 comentários
03 maio 2009
IV Domingo do Tempo Pascal - Pastor de outras ovelhas...
Evangelho segundo S. João 10,11-18. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»
São as tuas ovelhas ,Senhor...Que todos os que chamaste para te secundarem no pastoreio possam trazer as ovelhas ,que faltam ao teu redil.
Como Tu conhecendo,amando,entregando vida ao encargo do Pai.
Compreendendo e divulgando como Francisco o que se pode fazer para mudar o comportamento do lobo.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós Jo 1,14 Maria-Portugal à(s) domingo, maio 03, 2009 0 comentários