31 maio 2009

Domingo de Pentecostes


Evangelho segundo S. João 15,26-27.16,12-15. «Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.» «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.»


Vinde, ó santo Espírito,
vinde, Amor ardente,
acendei na terra vossa
luz fulgente.


Vinde, Pai dos pobres:
na dor e aflições,
vinde encher de gozo
os nossos corações.


Benfeitor supremo
em todo o momento,
habitando em nós sois
o nosso alento.


Descanso na luta
e na paz encanto,
no calor sois brisa,
conforto no pranto.


Luz de santidade,
que no Céu ardeis,
abrasai as almas
dos vossos fiéis.


Sem a vossa força
e favor clemente,
nada há no homem
que seja inocente.

Lavai nossas manchas,
a aridez regai,
sarai os enfermos
e a todos salvai.

Abrandai durezas
para os caminhantes,
animai os tristes,
guiai os errantes.


Vossos sete dons
concedei à alma
do que em Vós confia:


Virtude na vida,
amparo na morte.

ººººººººººººººººººººººº



"Sem o Espírito Santo, Deus fica longe, Cristo permanece no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é um poder, a missão é propaganda, o culto uma velharia, e o agir moral um agir de escravos.

Mas, no Espírito, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, Cristo ressuscitado torna-se presente, o Evangelho faz-se poder e Vida, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade transforma-se em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, o agir humano é deificado.”

Atenágoras

Sem comentários: