20 dezembro 2009

IV Domingo do Advento - ano C


Evangelho segundo S. Lucas 1,39-45.

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.

Três idosas mulheres receberam a anunciação divina que iriam ser mães .E nasceram milagrosamente Sansão (Juizes 3,23) ,Samuel (I Samuel 1,20) e João Baptista(Lucas 1,13) e ainda Sara, a idosa mãe do povo incontável como a areia das praias ou as estrelas do céu.(Gen 17,19-22,17)recebeu igual anúncio e nasceu Isaac.

Mas foi à jovem Maria, que o anjo anunciou o nascimento do Salvador.(Lucas 1,27),maravilha sem igual.



E a noticia foi tão forte ,tão transformadora a acção da graça,que a fez saír ,apressadamente,galgando as montanhas da Judeia,para transmitir a sua alegria,alegria que tinha que concretizar em acolhimento,apoio,auxílio .

Nós que recebemos o Menino que nos foi dado também transmitimos esta alegria única a tantas solidões mudas que esperam?

Sem comentários: