22 abril 2007

É o Senhor! - III DOMINGO DA PÁSCOA


João 21,1-19. Algum tempo depois, Jesus apareceu outra vez aos discípulos, junto ao lago de Tiberíades, e manifestou-se deste modo: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, a quem chamavam o Gémeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.» Lançaram-na e, devido à grande quantidade de peixes, já não tinham forças para a arrastar. Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ao ouvir que era o Senhor, apertou a capa, porque estava sem mais roupa, e lançou-se à água. Os outros discípulos vieram no barco, puxando a rede com os peixes; com efeito, não estavam longe da terra, mas apenas a uns noventa metros. Ao saltarem para terra, viram umas brasas preparadas com peixe em cima e pão. Jesus disse-lhes: «Trazei dos peixes que apanhastes agora.» Simão Pedro subiu à barca e puxou a rede para terra, cheia de peixes grandes: cento e cinquenta e três. E, apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.

Encontrar Jesus,reconhecer Jesus da forma como se nos apresenta.
Pode que seja em casa,no trabalho,no serviço,no repouso.Mas ter o coração desperto para que O encontremos e para que encontrando-O,O sigamos dando de comer aos outros como Ele fez,não só no pão da Palavra mas também no pão físico.

Foi o discipulo amado(que somos nós todos,os anónimos) que reconheceu logo o Senhor e não Pedro,o futuro papa,mas que o ouviu.

Lembro-me então de Teihard de Chardin que reconhecendo o Senhor de uma forma apaixonada e deslumbrantemente nova ,só hoje é aceite.
Deus continua a fazer-se reconhecer quantas vezes pelo menos hierárquico dos seus discípulos.

1 comentário:

Maria - Portugal disse...

Agradeço a todos os que olham para as minhas pequenas reflexões...Com Cristo vivo e actuante caminhamos para casa do pai,iluminados pelo Santo Espírito!