Evangelho segundo S. Lucas 11,1-13. Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.» Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»
Pai,pelo teu Filho nos dizes de uma maneira tão concreta e prática...que tu não dás um escorpião,quando pedimos um ovo,nem uma serpente,quando pedimos um peixe porque ainda és mais Pai,mais Abba que os nossos pais terrestres,tu dás-nos TUDO,o Espírito Santo,o Consolador,o Fortalecedor se o pedirmos.
Deus,Pai e Mãe que disseste pelo Teu Filho,com uma ternura toda singular, que nos querias aconchegados debaixo da Tua asa ,como os pintaínhos (Mateus 23,37) porque aí enfrentamos as angústias ,mudamos os tempos,levamos a nossa cruz de cada dia como uma marca gloriosa da Ressurreição !
Ajuda-nos ,Pai das Misericórdias,para que em Ti ,no Teu Amor uno e trino,façamos a nossa morada permanente !