14 julho 2007

Como lês TU?

(o bom samaritano - Giovanni Baptista Langetti)
Evangelho segundo S. Lucas 10,25-37.
Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?» Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?» O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.» Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.» Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.' Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»

  • Quando pela incarnação do Verbo o amor à lei se mudou em lei do amor a leitura dos preceitos tomou uma nova luz,admitiu uma nova forma.
  • Jesus perguntou ao perito de assuntos religiosos,feito artificialmente duvidoso,para O testar:-Como lês?
  • E como o perito insistisse em aparentar que desconhecia o que significava no Levitico o próximo,Jesus, o Mestre divino respondeu sujeitando os preceitos escritos da Lei a duas condições básicas:a compaixão e a misericórdia.
  • Mais perto estava o samaritano,o herege ,o inimigo oficial dos judeus ,da prática de Jesus, que os endurecidos corações dos pregadores oficiais do Templo.
  • O significado de quem é o nosso próximo,o modo de como somos próximos ficou alterado para sempre,se bem que as erupções do ritualismo sobre o amor nos sobresaltem de quando em vez.

Sem comentários: