25 novembro 2006

Em Jericó,o homem pequenino




"Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão". (Lc 19,9)

Entrou Jesus,na tão idosa Jericó ,quando subia a Jerusalém, com os discípulos e a imensa multidão,que os acompanhava.Antes havia curado o cego persistente,que ao sabê-lO perto não obedeceu às vozes que o queriam calar e gritou ainda mais alto por Jesus,até q a sua Fé obteve a cura e O seguiu cantando louvores a Deus.

Zaqueu,rico e chefe dos odiados cobradores de impostos vivia em Jericó e era de tão baixa estatura e para conhecer Jesus,que atravessava a sua cidade,correu á frente da multidão e subiu pelos galhos da frondosa árvore,esperando satisfazer a sua curiosidade.

De facto, a fama dos seus milagres precedia o Mestre e isso impressionava o homem pequenino,sem certamente o fazer pensar no surpreendente encontro que ia ter com Jesus.

Sim,só com imensa surpresa poderia aquele endurecido coração esperar que Jesus o fosse olhar e chamar pelo seu nome-Zaqueu e acrescentar ainda-desce depressa,vou ficar em tua casa.

O convite de Jesus também surpreendeu a multidão.Já havia tentado impedir o cego de se aproximar de Jesus e agora com uma falsa piedade murmuravam –Como vai alojar-se em casa de um pecador e sujeitar-se a contrair a impureza ritual?.Para os discípulos não constituía novidade.Não sabiam eles,já tão bem, que o Mestre afirmara que vinha para as ovelhas perdidas da casa de Israel?Não falara de procurar a ovelha tresmalhada até a encontrar?

Zaqueu refeito da surpresa não cabia em si de alegria,abriu o seu coração e converteu-se a Jesus.Como diz o sermão da Sexagésima do Padre António Vieira “ Sempre Deus está pronto da Sua parte,como o sol para aquentar e com a chuva para regar,com o sol para alumiar e com a chuva para amolecer,se os nossos corações quiserem”.

Naquela hora efectivamente tudo se transformou para Zaqueu .Entregou metade dos seus bens aos pobres e restituiu em quadrupulo (mais mesmo,que a lei de Moisés lhe ordenava) quem havia defraudado..Jesus disse-lhe então:”A salvação entrou nesta casa”.

A resposta de Zaqueu ao desafio de Jesus ,que actuara indiferente ao seu estatuto de marginalidade,havia restaurado a sua ligação à comunidade dos filhos de Abraão.

E à alegria de Zaqueu correspondeu a alegria do céu,onde há mais alegria por um pecador que se arrepende,que por noventa e nove justos que fazem penitência.

Sem comentários: